Os Irmãos Karamázov

Um dos grandes clássicos de Dostoiévski, considerado por Freud "A maior obra da história".

Irmãos Karamázov, conta a história dos irmãos Dmitri, Ivan e Alexei Fiódorovich Karamázov, filhos de Fiódor Pavlóvitch Karamázov. A história é contada por um expectador, uma pessoa não identificada que estava presente durante a maior parte dos fatos ou tomou conhecimento dos fatos de alguma forma. Desde o prefácio, e ao longo de toda a história, ele se desculpa por não ter um conhecimento tão profundo dos fatos, se desculpa por ter criado uma narrativa tão longa (a minha edição tem 912 páginas), e se desculpa por seu herói, Alexei Karamázov: "Com efeito, se bem que o chame meu herói, sei que ele não é um grande homem".




A história começa falando da Família Karamázov, retratando um pai completamente indiferente aos filhos que teve em seus dois casamentos - Dmitri no primeiro, Ivan e Alexei no segundo. Cada um toma um rumo na vida, todos bem longe do pai, até que em dado momento, encontram-se novamente juntos. O irmão mais velho, Dmitri, tem questões mal resolvidas com o pai, a respeito de dinheiro que lhe pertenceria, como herança de sua falecida mãe, e para discutir tais questões, a família se reúne no mosteiro da cidade, para que o 'stariets' possa servir de mediador. A reunião acaba saindo muito diferente do planejado, e os ânimos acabam ainda mais exaltados, pois além da questão financeira, descobrimos que pai e filho tem ainda um outro problema: ambos se encontram apaixonados por uma mesma mulher.

A história continua, mesclando os acontecimentos atuais à histórias vividas pelos personagens no passado, com algumas incursões em histórias paralelas a que os personagens se ligam de uma maneira ou de outra.

Toda a história do livro é ridiculamente simples, atendo-se aos fatos, a história toda teria, quando muito, umas 200 páginas. A grande questão aqui, a genialidade do livro, se encontra na descrição dos personagens, na análise de suas emoções, na construção de seu caráter, na defesa de suas convicções, na luta por seus amores, etc. Este livro, acaba sendo um grande estudo da natureza humana (talvez venha daí a opinião de Freud, além é claro da representação do "complexo de Édipo").

O livro traz também críticas à sociedade russa e à religiosidade, especialmente nas falas de Ivan Karamázov, que afirma não acreditar em Deus, e que "Se Deus não existe, então tudo é permitido". Em outro momento, em meio a um poema de sua autoria, que Ivan conta para seu irmão Alexei, em que Jesus teria voltado à terra e sido preso um antigo inquisidor espanhol, Jesus é criticado por ter "dado  à humanidade o grande fardo do livre arbítrio", quando, na verdade, a humanidade não quer a liberdade, não sabe o que fazer com ela, e corre para entregá-la aos pés do primeiro que aparece, buscando sempre alguém a quem obedecer e prestar reverência.

Enfim, é um livro incrível! Vale muito a pena ler.

Uma dica: existem muitas edições disponíveis à venda, se puder escolher, compre uma com dois volumes (não é nada fácil nem confortável carregar um livro enorme de 700 a 900 páginas).

Ficha Básica:
.
Livro: Os Irmãos Karamázov
Autor: Fiódor Dostoiévski
Editora: Martin Claret (minha edição)
ISBN: 9788572329415.
Páginas: 912 (minha edição)
.
Livro Clássico da Literatura Russa e Mundial.
.

Comentários