O Grande Mentecapto

Ou "De como você, acompanhando a vida e as peregrinações de Geraldo Boaventura, ri muito, chora bastante e aprende várias lições, começando lá em Rio Acima e terminando em Belo Horizonte".


Uma vida em pouco mais de 250 páginas. Esse livro conta a história de Geraldo Viramundo - ou Geraldo Sacristia, Geraldo Pancada, Geraldo Sacrilégio, Geraldo Ladainha, Geraldo Caraminhola, José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva, ou qualquer outro dos diversos nomes que ele ganhou durante sua jornada.

Geraldo é de Minas Gerais, nascido em Rio Acima, uma cidade a 34 quilômetros de Belo Horizonte, mas sua história passa por diversas cidades antes de chegar à capital mineira. Geraldo é o mais novo de 13 irmãos, e logo na infância, vai de herói da garotada a excluído da comunidade, e tudo por causa do trem!

Todo dia a molecada deslumbrada ia ver o trem de ferro passar. O trem não parava na cidade, mas as crianças sabiam exatamente a hora que ele passava e paravam pra ver. Um dia, Geraldo resolve que vai fazer o trem parar. E consegue! Todos ficam admirados e Viramundo se torna herói entre os meninos, a história se espalha e até os mais velhos o param na rua, perguntando do grande feito. Mas, como nem tudo são flores, um dos meninos menores resolve imitar seu ídolo e acaba morrendo, é aí que toda a cidade começa a culpar, o até então herói, Geraldo Boaventura.

Geraldo acaba se isolando e sendo isolado, sempre lembra da morte do garoto, se sente culpado e começa a ter vontade de deixar a cidade. Um certo Padre Limeira, de passagem pela cidade, acaba levando Geraldo - que resolvera se tornar padre - pra um seminário na cidade de Mariana, e daí pra frente, Viramundo vai passar por várias cidades e aventuras. Só pra ter dar uma ideia: ele é expulso do seminário, se apaixona pela filha do governador, vira soldado, participa de uma revolução, é internado num hospício e se torna candidato a prefeito (!).


A história de Viramundo oscila entre sanidade e alienação. O personagem é um cara inocente e de bom coração (talvez com uns parafusos a menos), que acaba se metendo em várias confusões e apanhando muito da vida. As idas e vindas do personagem, já foram comparadas a Forrest Gump e Dom Quixote!

Vale muito a pena! Fernando Sabino nos faz rir, chorar e refletir o tempo todo, afinal, tem uma certa sabedoria nas loucuras do grande mentecapto...


Ficha Básica:

Livro: O Grande Mentecapto
Autor: Fernando Sabino
Editora: Record - 2001.
ISBN: 9788501912800
Páginas: 256

Literatura Brasileira / Romance

Comentários